Pular para o conteúdo principal

O cisne Negro e a busca incessante pela perfeição.

Durante muito tempo apresentamos disposição para buscarmos a perfeição ou mesmo tentarmos chegar o mais perto dela. Mas questionamentos são gerados quando refletimos sobre tal tema: Será que há a possibilidade do ser humano alcançar tal empreitada? Quais as verdadeiras possibilidades de obter tal resultado? Há preços a serem pagos? É possível? O que é a perfeição?
Esses questionamentos me foram gerados a partir das reflexões sobre o filme “Cisne Negro”. Com uma trama envolvente, o drama nos faz refletir sobre “duas faces de uma mesma moeda”, digamos assim. O duro caminho percorrido pela protagonista, em busca de alcançar seu principal objetivo: Ser a primeira bailarina de uma das peças mais famosas que o balé já apresentou: O lago dos cisnes.
Com um enredo que interpõe a personagem principal, Nina, com a própria história do lago dos cisnes. Uma vida que é intercalada com o personagem. O senso de realidade da personagem é preenchido com caracteres do espetáculo onde sua vida se vê conturbada com os perplexos relacionamentos consigo mesma. Mais do que a busca pelo papel principal é a busca pelo reconhecimento próprio e mais ainda a perfeição.
Numa estrutura perfeita a vida aparenta não fazer parte. O ser humano, até onde conhecemos, é constituído enquanto tal, pelo fato de encontrar-se em constante construção de pensamento, física, espiritual e por fim estrutural. Somos modificados de acordo com a moral, a ética, as mentalidades dominantes, a religião, em fim, mudamos. A perfeição pode ser entendida como a cristalização das características que nos constituem e ao serem cristalizadas essa constante modificação que nos possibilita maiores entendimentos de quem somos torna-se inviável.
A perfeição só pode ser alcançada quando nós, seres humanos deixamos de existir. E ao cobrarmo-nos incessantemente por tal feito, nos destruímos aos poucos, deixando no espaço a constante que resultará num vácuo. Inócuo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SARAU. O que é? Ajude-nos A construir o nosso

Sarau:   é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lê-se trechos de livros, faz-se poesia! Sarau é onde a gente reúne os amigos ligados a arte e cultura. Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia! Sarau é, segundo os dicionários consultados, reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar, etc. Também pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. As outras perguntas não estão no âmbito do Ciberdúvidas, porque não são dúvidas de língua portuguesa, pelo que lhe sugiro que consulte, por exemplo, uma enciclopédia. Ajude-nos a comporo tema de nosso Próximo Saral e Vote no assunto que você gostaria de discutir no nosso próximo encontro. Este mês discutiremos Homofobia e a Auteridade, no próximo é você que irá decidir.

As flores

Em flores sobrepostas Sobre o cume de montanhas Inexploradas, inabitadas. Existem em fontes profícuas de necessidades distantes De movimentos contínuos de exacerbação Distante de sentimentos Pessoas, objetos, coisas. Pensamentos distantes Destoantes. Dissonantes no entardecer. Alisson Nogueira

O resultado do medo - Um conto de Alisson Nogueira.

Delicadeza sua pensar que sou tão amável o quanto poderia achar que fosse. Pensava que nunca fosse capaz de fazer tal absurdo. Achei que não fosse capaz. Até que ponto pôde por meu sentimento à prova? Até onde posso dizer eu te amo? Até onde posso fazer de meu amor a justificativa de meus erros? Hoje depois de preso é que reflito sobre essas coisas, enquanto era tempo de refletir, passava por cima dos assuntos como se de nada me valessem. Mas caso tivesse refletido, minha vida, minhas decisões teriam sido outras. Não adianta “chorar o leite derramado”, me dizem sempre, mas o que posso fazer? O rumo que a minha vida tomou foi graças àquela decisão. Foi a duas semanas atrás quando minha namorada e eu tomávamos um chá a beira da lagoa, Uma linda lagoa localizada na Praça Simpatia da cidade Osraiosdesol. Tomávamos um belo e gostoso chá de erva doce. Deleitávamos com um sabor e aroma tão bons! Vivíamos nossa alucinante vontade de amar. Beijávamos-nos com tanto amor que as pessoas que por a