Pular para o conteúdo principal

Alisson Nogueira e Religião

Periodicamente me proponho a refletir sobre o Campo religioso. A maioria das pessoas encara este tema como algo perigoso, como uma discussão que causa pavor ou mesmo um argumento de que não deve ser discutido.
Atualmente tenho enveredado por este campo. Propus-me a pesquisar sobre o papel político das diversas religiões na construção da sociedade. Minhas reflexões me proporcionam perceber quem é. Não penso na Religião como um assunto que não deve ser discutido, pelo contrário penso que deve ser discutido e analisado, afinal ainda hoje, é um dos preceitos que regem todo o conceito de ética e moral no mundo. Além disso, a sociedade é algo que se encontra em constante transformação, a qual parte da “evolução” de conceitos passados. Sendo a religião um dos principais dogmas que regem esse regime de transformação, é de fundamental importância que esta seja discutida.
Em contrapartida, penso que o que não deve ser levado a debate é o campo da fé. Esta é inexplicável Surge do intimo de cada individuo. Talvez o “estilo” de fé que praticamos tenha sido ensinado por aqueles que nos precederam. Mas esta fé, na sua raiz parte do eu interior, surge do nosso intimo, parte de nós. Por mais que nos sejam apresentadas diversas formas de demonstrar essa fé, esta é pessoal.
Conhecer o papel da religiosidade em nossa vida é, para mim, de fundamental importância, pois é a partir dos conceitos apresentado que nos estruturamos na sociedade. No entanto, o que não posso deixar de argumentar, é o absurdo que ocorre nos dias atuais. O olhar errado da religião tem feito com que crimes bárbaros sejam cometidos contra as diversas práticas religiosas. Muitos condenam as práticas do candomblé sem ao menos conhecerem a base dogmática dessa religião, outros condenam o islamismo, desrespeitam o catolicismo desconsiderando a grande importância da mesma, outros reduzem o protestantismo a meros repetidores. Em fim, a intolerância religiosa encontra-se presente nos discursos atuais.
O que não posso deixar de explicitar é que a forma como olhamos o outro deve ser levada a reflexão. Estamos presos a conceitos de “verdade” que nos molda que nos faz julgar o outro de forma a condená-lo sem conhecê-lo. O cristão sataniza o candomblé sem ao menos saber que no candomblé não existe Demônio, o cristão quer evangelizar os islâmicos levando a verdade (“eu sou a verdade o caminho e a vida”) segundo a verdade cristã. Esquecem-se de que o cristianismo surgiu depois de muitas dessas religiões que são milenares.
Percebemos aí que essas religiões ocidentais consideram-se as donas da verdade (não creio em verdade, acredito que existem “verdades” de acordo ao lugar e a historia do povo). Não podemos impor nossas verdades, podemos expor, mas jamais dizer que o outro é errado (para mim não existe errado).
Penso que o conceito de verdade, errado e certo são relativos (recorrendo a Einstein). Obviamente para o convívio em sociedade é necessário que haja regras, mas não imposição de verdades. Por isso concluo explicitando o meu desprezo por todas as atitudes de intolerância religiosa e deixando claro que para mim não existe VERDADE.

Raul Seixas

Gospel

Por que é que o Sol nasceu de novo

E não amanheceu?
Por que é que tanta honestidade
No espaço se perdeu?
Por que que Cristo não desceu lá do céu?
E o veneno só tem gosto de mel?
Porque é que a água não matou a sede de quem bebeu?

Por que é que eu passo a vida inteira
Com medo de morrer?
Por que é que os sonhos foram feitos
Pra gente não viver?
Por que que a sala fica sempre arrumada
Se ela passa o dia inteiro fechada?
Por que é que eu tenho caneta e não consigo escrever? (Escrever)

Por que é que existem as canções
E ninguém quer cantar?
Por que que sempre a solidão
Vem junto com o luar?
Por que que aquele que você quer tão bem
Já tem sempre ao teu lado outro alguém?
Por que que eu gasto tempo sempre, sempre a perguntar? (Perguntar)

Por que é que eu passo a vida inteira
Com medo de morrer?
Por que é que os sonhos foram feitos
Pra gente não viver?
Por que que a sala fica sempre arrumada
Se ela passa o dia inteiro fechada?
Por que que eu tenho caneta e não consigo escrever? (Escrever)

Por que é que existem as canções
E ninguém quer cantar?
Por que que sempre a solidão
Vem junto com o luar?
Por que que aquele que você quer tão bem
Já tem sempre ao teu lado outro alguém?
Por que que eu gasto tempo sempre, sempre a perguntar? (Perguntar)

Comentários

  1. Anônimo20.2.10

    Para alguém especial
    "Não se preocupe em ter o brilho da lua...
    Você já tem o seu próprio Valor...
    Deus te deu o dom da vida.
    Aproveite este presente e brilhe...
    Não queira agradar a todos.
    Isso será quase impossível...
    Mas trate as pessoas com amor e procure falar a verdade.
    Você terá o amor de muitos, principalmente das pessoas sinceras.
    As vezes as pessoas não demonstram o quanto te querem bem
    sempre superando seus limites nos mostrando ki vale apena lutar pelos seus objetivos i conkista esseus sonhos
    paranbens! vc mereci tudo de bom amei esse blog ta massa viu..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2.5.11

    Parabéns pelo texto!
    Discordo de um parte dele, mas ai está a prova de ser um bom texto,o incomodo de nos fazer pensar: é isso mesmo?
    A reflexão e a discordância só é praticada quando podemos ver em linhas ou entrelinhas que opiniões(posicionamento) são válidas de críticas construtivas.
    Mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá pessoal. Agradeço por ter estado no blog. Espero que tenha gostado...Deixe sua opinião.

Postagens mais visitadas deste blog

As flores

Em flores sobrepostas Sobre o cume de montanhas Inexploradas, inabitadas. Existem em fontes profícuas de necessidades distantes De movimentos contínuos de exacerbação Distante de sentimentos Pessoas, objetos, coisas. Pensamentos distantes Destoantes. Dissonantes no entardecer. Alisson Nogueira

SARAU. O que é? Ajude-nos A construir o nosso

Sarau:   é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lê-se trechos de livros, faz-se poesia! Sarau é onde a gente reúne os amigos ligados a arte e cultura. Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia! Sarau é, segundo os dicionários consultados, reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar, etc. Também pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. As outras perguntas não estão no âmbito do Ciberdúvidas, porque não são dúvidas de língua portuguesa, pelo que lhe sugiro que consulte, por exemplo, uma enciclopédia. Ajude-nos a comporo tema de nosso Próximo Saral e Vote no assunto que você gostaria de discutir no nosso próximo encontro. Este mês discutiremos Homofobia e a Auteridade, no próximo é você que irá decidir.

O resultado do medo - Um conto de Alisson Nogueira.

Delicadeza sua pensar que sou tão amável o quanto poderia achar que fosse. Pensava que nunca fosse capaz de fazer tal absurdo. Achei que não fosse capaz. Até que ponto pôde por meu sentimento à prova? Até onde posso dizer eu te amo? Até onde posso fazer de meu amor a justificativa de meus erros? Hoje depois de preso é que reflito sobre essas coisas, enquanto era tempo de refletir, passava por cima dos assuntos como se de nada me valessem. Mas caso tivesse refletido, minha vida, minhas decisões teriam sido outras. Não adianta “chorar o leite derramado”, me dizem sempre, mas o que posso fazer? O rumo que a minha vida tomou foi graças àquela decisão. Foi a duas semanas atrás quando minha namorada e eu tomávamos um chá a beira da lagoa, Uma linda lagoa localizada na Praça Simpatia da cidade Osraiosdesol. Tomávamos um belo e gostoso chá de erva doce. Deleitávamos com um sabor e aroma tão bons! Vivíamos nossa alucinante vontade de amar. Beijávamos-nos com tanto amor que as pessoas que por a